sábado, 4 de julho de 2009

As três instâncias da mente

É na mente humana em que tudo é processado, desde os comandos mais simplórios executados pelo corpo, à prática da arduosa auto-análise, o demonstra a complexidade e a múltipla funcionalidade desta "máquina".
Nossa personalidade é dividida em três instâncias psíquicas: o Id, o Eu e o Super-eu. O Id constitui todas as nossas motivações geradas no inconsciente, ressaltado a partir do surgimento da psicanálise. Essa "região" é tida como "animalesca", pois os instintos produzidos por ela são totalmente desvencilhados da moral,da boa conduta e do bom senso.O Eu,poderíamos metaforizar como um "compartimento" responsável pelas atitudes naturais da própria consciência humana,ou seja,tudo aquilo que é exteriorizado,tendo por base o uso racional e lógico das idéias.É a região onde há um desvelo maior com o que se fala,tudo isso fruto de um contexto que a própria sociedade produz em nós.É um passo para se chegar à próxima instância do consciente:O Super-eu.É ai onde o Id é relegado a segundo plano,pois tudo o que é libidinoso e instintivo,presentes na natureza humana,é refreado pelas regras e condutas sociais.Tudo o que vai ao encontro de um desrespeito moral e cultural ele coloca-se como entrave,impedindo que as ações do Id sobreponham-se aos demais níveis de pensamento.
Conhecer as componentes de nossa personalidade e compreender a definição de cada uma delas não responderá aos inúmeros questionamentos existentes no recôndito da consciência humana. Freud forneceu-nos suas análises sobre diversos comportamentos do ser humano, inclusive no que se refere à inversão sexual, ora citando elementos mitológicos, ora detendo-se à simbolismos para explicar os porquês angustiantes que sufocavam a sociedade.
Parece-nos que as teorias freudianas são tão impactantes que até na literatura são divulgadas. O maior exemplo que temos é Clarice Lispector que fez uso de recursos como o fluxo de consciência e o intimismo, exteriorizando o "eu" numa busca angustiante de compreender as verdades de "dentro para fora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário